Suíça

10 fatos surpreendentes sobre a Suíça

Quando pensamos na Suíça, sempre vem a nossa mente um país de montanhas, de gente feliz e seus muitos tipos de queijo. No entanto, a Suíça tem muito mais a oferecer do que aquilo que vemos nos anúncios turísticos. Você topa descobrir coisas super interessantes sobre a Suíça, que você provavelmente nem tinha imaginado?

Você pode alugar um porquinho da índia.

Não apenas as pessoas que vivem na Suíça, mas também seus bichos de estimação podem ser os mais felizes do mundo.

Na Suíça, o porquinho da índia é considerado como um animal sociável. Por isso, os donos devem ter dois porquinhos ao mesmo tempo, para que eles não se sintam sozinhos. Se o seu porquinho fica viúvo e você não quer comprar outro, há agências especializadas que alugam um porquinho da índia companheiro Se o seu falecer depois, é possível devolver o porquinho da índia alugado para a agência e dar por concluído o serviço.

porquinho da índia

Há dois enclaves internacionais.

Definitivamente, a Suíça é considerada como um dos menores países do  mundo. Porém, seus países vizinhos, Alemanha e Itália, possuem um pedacinho de seus territórios na Suíça, o que chamamos de enclaves. Estas duas cidades, Campione d’Italia e Büsingen,  são quase como uma embaixada estrangeira – uma propriedade dentro das fronteiras de outro país. Uma mistura sócio-econômica e política. Os cidadãos que moram nestes territórios costumam ser alemães ou italianos e ambos os enclaves usam, basicamente, o franco suíço como moeda. Cada uma destas duas cidades possui dois códigos postais diferentes. Que lugar especial para viver!

 

Büsingen
Mapa de Büsingen, Fonte: Wikipedia

 

Lugano
Lago de Lugano, Fonte: Wikipedia

O Air Force One, as notas de dólares e o Starbucks com laços suíços.

Existem empresas suíças que não são tão conhecidas, embora milhões de pessoas transitem por elas diariamente:

Barack Obama e alguns dos ex-presidentes dos Estados Unidos já se sentaram nas poltronas revestidas com tecidos suíços em seus aviões presidenciais Air-Force-One. Mas os comuns mortais que utilizam transporte público na Suíça também sentam em poltronas que utilizam os mesmos tecidos. 

air force one

A empresa que fabrica  a tinta de variação ótica utilizada na impressão dos dólares americanos é suíça.  

100 dollar
Nota de 100 dólares com o retrato de Benjamin Franklin, Fonte: Mark Wilson/Getty Images

Em um vilarejo rural, está instalada Thermoplan, empresa que fabrica as máquinas de café do Starbucks. No início, tinham apenas 20 empregados. Agora, fabricam máquinas de café para cerca de 21.000 lojas do Starbucks espalhadas pelo mundo inteiro. 

starbucks
Starbucks em Seul, Coreia do Sul, Fonte: Wikipedia

A Guarda Suíça realmente é suíça.

É verdade: os guarda-costas pessoais do Papa são recrutados nos cantões católicos da Suíça. E qual é a verdadeira razão para que a Guarda Suíça vista estes uniformes tão especiais? O contrato estipulado pela Guarda foi assinado no século XVI –  e era assim o uniforme que eles usavam naquele tempo! 

Este seleto grupo, jovens suíços com menos de 30 anos, integram o menor exército ativo do mundo. Está composto por 110 membros permanentes, o que equivale a um guarda por cada 0.4 hectare de terra. 

swiss guards
A Guarda Suíça no Vaticano, Fonte: Scott Ableman/Flickr

Em caso de um ataque, há bunkers para a proteção civil e do exército em muitas montanhas.

Uns 8.000 bunkers foram, engenhosamente, integrados à paisagem natural do país alpino, fazendo da Suíça um verdadeiro especialista em construções fortificadas. Os bunkers parecem edifícios antigos ou aparecem escondidos atrás das rochas, sabiamente camuflados.

Você sabia que cada cidadão suíço está obrigado por lei a ter seu próprio refúgio antiaéreo - ou ter acesso a um deles- dotado de filtro de ar? Ao entrar em um porão de uma casa suíça, é comum encontrar portas de aço reforçadas. Com mais de 300.000 refúgios, cada pessoa na Suíça estaria protegida se houvesse uma guerra.

Swiss bunker
Um bunker em Andermatt, Fonte: Kecko/Flickr

Para um país sem litoral, a Suíça tem uma boa performance nos esportes à vela, por exemplo, na  legendária America’s Cup. 

Para os suíços, não ter acesso ao mar não é motivo para deixar de  participar de concursos internacionais de eventos de vela. Prova disso é que a  equipe Alinghi levou a Suíça a ser uma competidora internacional importante.  Em  2003, a Suíça ganhou a America’s Cup, sendo o primeiro país europeu desde 1851.

Swiss Alinghi
A equipe suíça Alinghi no lago Léman, Fonte: Wikipédia

Somente o esporte e o mar permitem a exibição de uma bandeira suíça retangular.

Um país sem litoral também pode ter uma marinha mercante. Para isso, a  tradicional bandeira quadrada da Suíça teve que se adaptar a uma regra especial para navegar em águas internacionais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o país adotou uma bandeira naval especial – com as proporções  2:3 para se ajustar às dimensões retangulares das bandeiras utilizadas habitualmente pelas potências marítimas.

Nos Jogos Olímpicos, também é possível ver flamejando a versão retangular da bandeira suíça.

proportions swiss flag
Proporções da bandeira suíça para o uso marítimo, Fonte: Wikipédia

Freddie Mercury e Queen realmente amavam a Suíça. Chegaram a comprar um estúdio de gravação perto  de Montreux, na beira do Lago de Genebra.

Depois de ter vivido em Londres durante alguns anos, Freddie Mercury (1946 – 1991) foi a Montreux para um festival. Ficou apaixonado por tanta beleza e tranquilidade ao seu redor e decidiu se mudar para Montreux.  

Enquanto ele viveu nesta deslumbrante cidade suíça, foram gravados sete  álbuns, inclusive  o seu último disco – “Made in Heaven”. Em homenagem ao  fantástico vocalista desta banda de rock, foi erguida uma grande estátua de Freddie na beira do lago, em Montreux.

album cover Made in Heaven
“Made in Heaven” mostrando a estátua de Freddie Mercury em Montreux, Fonte: Wikipédia

Há mais de 40 navios naufragados no Lago Léman, além de mais de 6 vagões de trem do século XlX. 

O lago Léman possui muitas histórias. Restos de naufrágios no fundo do lago deixaram por lá veleiros, lanchas, três aviões, vestígios de assentamentos pré-históricos e muito mais.

Alguns vagões acabaram caindo dentro do lago, após a queda de uma  ponte ou depois de um descarrilamento. Há mais de 130 anos que o vapor naufragado Rhône se encontra
no fundo do lago, coberto por uma densa camada de sedimentos. Os pesquisadores suspeitam que podem haver mais achados ainda …

O único astronauta suíço – Claude Nicollier.

Claude Nicollier nasceu na pequena e encantadora cidade de Vevey, na beira do lago Léman e é o único suíço que literalmente chegou até as estrelas. Ele é considerado um herói na Suíça e fez a caminhada espacial mais longa da história – 8 horas e 10 minutos, o tempo médio de uma jornada de trabalho.  

Aliás, em 20 de julho de 1969, não foi apenas na lua que aterrissou um foguete, mas também em Rorschach, Suíça. É que a Frisco lançou nessa data o primeiro picolé em formato de foguete, que ainda hoje é muito popular no país.

Claude Nicollier
O astronauta suíço Claude Nicollier, Fonte: Wikipédia

 

infographic  surprising swiss facts